top of page

COLÔMBIA


Sistema Integrado de Transporte Transmilenio Bogotá


A entidade gestora do projeto foi a Transmilenio S.A., o sistema se localiza em Bogotá e os principais materiais usados nesta obra foram concreto, aço estrutural e alumínio.


O novo Sistema se tornou a obra publica mais importante dos últimos anos da capital colombiana. Dada a envergadura do mondições severas sem incorrer em altos custos de manutenção e que apresentasse uma estética boa e egaprojeto, um dos fatores determinantes foi a duração e resistência dos materiais. Ante o caráter publico de local, foram exigidos acabamentos capazes de suportar cduradoura. Nota-se que o projeto procura ser discreto, neutro, além de conter uma claridade conceitual e idoneidade própria evidente que não compete nem destoa as edificações que o rodeiam.

O Transmilênio conta com três tipos de estações: simples, intermediarias e portais. Todas foram concebidas com espaços fechados e cobertos, construídas de acordo com altas especificações técnicas, uma vez que é o ponto de transito para uma quantidade importante de passageiros.

Lembrando que a colaboração ativa de empresas de construção e de arquitetura reconhecidas tem resultado em uma obra sem precedentes na cidade, o que melhora a qualidade de vida de seus habitantes ao mesmo tempo em que promove a recuperação, estruturação e melhoria do espaço publico. Também cabe mencionar a redução dos impactos ambientais, e longa vida útil das obras.



Casa 360


Esta casa foi elaborada pelo arquiteto Óscar Cardona, junto a engenheira Olga Patricia Gonzáles e se encontra na zona rural de Sopá em Cundinamarca, com uma área de 750 m² sendo os principais materiais usados, o concreto e a madeira.


A Casa 360 é um projeto para uma só família, campestre, que busca melhorar a qualidade de vida de seus habitantes através de um desenho capaz de incentivar a interação familiar no maior numera de espaços. Com base nisto, se propôs uma casa que gira ao redor de um pato centra, com vista para o interior, em 360 graus, capturando a tipologia da casa andaluzada, mas levando-a a uma imagem futurista na fachada.

O ponto de inflexão é proporcionado pelas vigas metálicas pretas, que ressalta tanto a madeira quanto o volume da obra. Graças a um processo de colagem com cola especial e a utilização de um sistema de grampos, os painéis foram fixados as paredes de alvenaria de forma rápida e simples proporcionando uma aparência limpa e sem fixações expostas. Com base em um planejamento tradicional, com espaços limitados ao primeiro nível e as áreas privadas deixadas no segundo andar, a casa adquire caráter próprio através de soluções estéticas que são ao mesmo tempo funcionais e visualmente atraentes.



PLAUT, Jeannette e SAROVIC, Marcelo. Latam01 , Arquitetura Latino-Americana Contemporânea. Hunter Douglas. Santiago, 2013.


PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.

Já curtiu nossa página? 

bottom of page